Limpeza das Semijoias

Todo mundo já sabe como fazer para conservar e evitar danos às semijoias. Mas tem algo muito importante que devemos fazer para aumentar a beleza das peças: limpeza.
Limpar suas semijoias deve ser um hábito semestral. Porque?
Se você já segue aquelas dicas de conservação do post anterior, basta que o ritual de limpeza aconteça a cada seis meses... 
  • Semi-Semijoias sem pedras – Deixe-as de molho por alguns minutos em mistura de água e bicarbonato de sódio e enxágue-as em água pura. Deixe secar sobre lenços de papel.
  • Semijoias com pedras – Lave-as em água morna e detergente neutro, usando escovinha macia. Enxágue em água morna e deixe secar sobre lenços de papel.
  • Semijoias com corais – Readquirem seu brilho quando friccionadas com algodão embebido em terebintina.
  • Semijoias com turquesa, opala e ágata – Evite água ou óleo. Limpe-as com flanela ou pano macio. A turquesa pode, também, ser limpa com um pouco de álcool.
  • Semijoias com pérolas e madrepérolas – Limpe-as após o uso com flanela ou algodão secos, eliminando resíduos de cosméticos e suor. Pode-se também usar sabão neutro e água fria, sem deixar de molho. Enxágue bem e seque com pano ou papel macios. 

Não lave pulseiras ou colares de pérolas, pois a umidade enfraquece o fio de seda. As pérolas e madrepérolas ganham brilho se friccionadas levemente com azeite de oliva ou óleo de amêndoas.

Em qualquer época, se notar que as semijoias estão escurecidas, limpe-as com uma flanelinha seca ou providencie um polimento profissional. Algumas pessoas apresentam maior concentração de iodo no organismo e, por isso, suas semijoias escurecem mais facilmente. 

Nunca ferva suas semijoias com detergentes pois  o calor e os produtos químicos são inimigos das semijoias.

Agora, pronto. suas semijoias sempre lindas, limpas e prontas pra uso!


Nenhum comentário: